segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Robô "double" de teleconferência

Robô de teleconferência se locomove e 'leva' usuário para qualquer lugar

Double chega em 2013 e já pode ser comprado por US$ 2 mil.
Aparelho permite que usuário se locomova e interaja com pessoas.


Double é robô que usa iPad para, por meio de teleconferência, levar usuário para qualquer lugar (Foto: Divulgação)Double é robô que usa iPad para, por meio de teleconferência, levar usuário para qualquer lugar (Foto: Divulgação)
Um robô com um iPad no lugar do rosto pode ser uma solução para evitar que as pessoas percam o horário de compromissos no trânsito das grandes cidades. O Double, nome do aparelho criado pela empresa Double Robotics, coloca rodas no tablet da Apple e permite que o usuário interaja com outras pessoas por meio de teleconferência, controle a máquina à distância, levando-a para qualquer lugar dentro de uma rede Wi-Fi e faça seu dono participar de aulas e de reuniões.
A previsão é que a máquina seja lançada em 2013 por US$ 2 mil. A pré-compra já pode ser feita no site oficial, que também traz mais informações sobre o aparelho (clique aqui para acessar).
Ao instalar um aplicativo no iPad do usuário, ele pode selecionar "Doubles" em praticamente qualquer lugar do mundo. Ao tocar no local desejado, ele liga a máquina e pode controlá-la pela tela sensível ao toque do aparelho. As pessoas que encontram o Double enxergam no iPad o rosto da pessoa que está à distância e podem conversar com ela normalmente.
O sistema permite que empresas, museus e consultórios médicos tenham estes robôs prontos para receber pessoas que podem estar em suas casas ou no trabalho. A máquina fica a pouco mais de 1,5 m de altura e, para ficar em uma posição "sentada", desce a dela para até 1,19 m.
O Double pesa 7 quilos e sua bateria, de acordo com a fabricante, dura 8 horas de uso. O iPad do usuário não acompanha o pacote e, para usar o robô, é necessário dois tablet da Apple com câmera frontal - por isso a primeira geração do iPad não é compatível.
Usuários do double em uma exposição de arte. Eles podem ver as obras sem sair de casa (Foto: Divulgação)Usuários do double em uma exposição de arte. Eles podem ver as obras sem sair de casa (Foto: Divulgação)