quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Novo iOS 6 da Apple já está disponível para download no iPhone


iOS 6 chegou : conheça as novidades do sistema do iPhone e iPad


Ao contrário das versões anteriores que tiveram mudanças mais perceptíveis como as chegadas do multitarefa, iCloud e Central de Notificações, o novo iOS 6 chega hoje, 19/9, sem grandes novidades. Por outro lado, o sistema móvel da Apple ficou mais organizado e ganhou uma maior integração com redes sociais e iCloud, além de dezenas de pequenas novas funcionalidades.

Segundo a Apple, a nova versão do seu sistema mobile leva mais de 200 novos recursos para iPhones, iPads e iPods Touch. Confira abaixo nossa lista com alguns dos mais importantes entre tantas novidades.
Para quem tem o iOS 5 ou versão mais recente, é possível fazer o download gratuito do novo sistema diretamente pelo iGadget. Para as versões anteriores do iOS é preciso conectar o iPhone, iPad ou iPod Touch ao computador e acessar o iTunes.
sirilogo01.jpg
Com iOS 6, Siri deixa de ser exclusivo do iPhone 4S

 
Pequenas mudanças
As primeiras mudanças que notamos em testes com a versão GM (golden master, edição final antes do lançamento) foram em detalhes como diferenças nos ícones, esquema de cores de alguns aplicativos ou diferenças na barra de status: a cor agora se adapta de acordo com o aplicativo.
No menu Ajustes, tudo ficou mais organizado: as configurações foram separadas por blocos temáticos, como conexões, notififações, ajustes gerais, configurações de apps nativos, mídia e redes sociais. Os destaques são um novo atalho para o Bluetooth e uma nova seção de Privacidade que mostra recursos e quais aplicativos os acessam.
O app Músicas recebeu algumas mudanças visuais, mas nenhuma diferença em termos de funcionalidade.
ios6_390.png
Integração com Facebook
A tão esperada integração com o Facebook chega mais forte que a do Twitter. É possível sincronizar contatos, eventos e aniversários listados na maior rede social do mundo com o sistema. Há também opções Curtir na App Store e no Game Center, além de novos widgets na Central de Notificações para atualizar as redes sociais.

App Store
A App Store foi totalmente redesenhada, trazendo agora listagens no estilo Cover Flow (do iTunes) por todo lado – sendo algo exagerado às vezes para uma tela pequena como a do iPhone, mas as listas clássicas continuam presentes na loja da Apple. Agora, ao buscar por um aplicativo, por exemplo, os resultados são exibidos no formato de fichas de informações. Novos aplicativos que ainda não foram abertos recebem uma faixa escrita “Novo”.
Outra novidade é que não é mais preciso digitar sua senha para baixar as atualizações dos aplicativos do seu iPhone ou iPad.

Mapas sem Google
O aplicativo Mapas está renovado. Após a Apple anunciar o fim da parceria com o Google Maps, o app nativo virou um software próprio da Apple trazendo informações de empresas como a TomTom, especializada em mapas e GPSs. Vale notar que a nova versão já conta com mapas brasileiros.
No fim das contas, o novo Mapas é bem parecido com a versão anterior. Uma das diferenças é saída do recurso Google Street View, que deu lugar ao Fly Over, uma navegação em 3D que mostra a cidade no estilo Sim City – para locais que estejam mapeados. Infelizmente, o Brasil ainda não faz parte dessa lista.
E nada de navegação por voz – há direções apenas a passo-a-passo, como antes.
Vale notar que o Google Maps e o Street View ainda podem ser acessados via web, pelo navegador de sua escolha.
ios6mapas3d01
YouTube deixa de ser nativo
O app do YouTube também foi removido do iOS, mas a Google já lançou na semana passada um novo aplicativo atualizado e melhorado na App Store.

Carteira virtual
Um dos principais novos recursos é um app chamado Passbook, que funciona como uma carteira virtual ao organizar bilhetes, ingressos, tickets ou cartões comprados pelo usuário na App Store. Por enquanto, também não há nada para o Brasil.
ios6passbook01

Compartilhamento

Agora é possível enviar fotos do Compartilhamento de Fotos para amigos. Você pode criar uma nova pasta e compartilhá-la: suas fotos poderão ser “curtidas” ou receber comentários.
E o botão Compartilhar agora lista mais opções, que aparecem no formato de ícones. No novo sistema, essa opção está presente em vários locais, mas as opções variam de acordo com cada aplicativo.

Mail, Safari e FaceTime 3G
O Safari agora sincroniza abas via iCloud, ganhou uma lista para leitura offline e permite upload de imagens do aparelho no modo tela cheia.
O Mail ganhou recurso de contatos VIP e lista de mensagens sinalizadas, além de assinaturas separadas para cada conta.
As videochamadas pelo FaceTime, exclusivo da Apple, não são mais limitadas a redes Wi-Fi e agora também podem ser feitas via 3G.
facetime390

Não Perturbe, Ligue mais tarde
Ao receber uma chamada telefônica, o usuário passa a ter opções para recusar e responder com uma mensagem ou não atender e ser lembrado mais tarde sobre a ligação.
ios6dnd

Siri no iPad e no Brasil
Apesar de ainda não ter suporte para português brasileiro, a partir do novo iOS o assistente controlado por voz já se localiza no Brasil e até indica lugares – durante testes com a versão GM já citada acima.
Assim, perguntas sobre lugares ou serviços agora são respondidas normalmente com indicações locais. Antes do iOS 6, o Siri apenas dizia que não poderia fazer buscas desse tipo no Brasil.
Além disso, o assistente controlado por voz da Apple agora permite abrir aplicativos por meio de um comando de voz e atualizar status das redes sociais.
E boa notícia para os donos do iPad é que o Siri chega agora à terceira geração do tablet e deixa de ser exclusivo do iPhone 4S e do recém-apresentado iPhone 5.
siribrasilios6.jpg
iOS 5 à esquerda e iOS 6 à direita, já com indicação de locais no Brasil

Compatibilidade
A lista de compatibilidade inclui aparelhos a partir do iPhone 3Gs e iPod touch de terceira geração, mas não inclui o primeiro iPad. (vai entender).
Confira abaixo uma lista de compatibilidade sobre alguns dos principais recursos do iOS 6 com os aparelhos móveis da Apple. A lista não inclui o iPhone 5 que só será lançado nesta sexta, 21/5. O novo smartphone deve ter suporte para todos os novos recursos do sistema móvel da Apple.
Para quem quiser saber se determinado recurso do iOS 6 ou qualquer outro serviço da Apple está disponível no Brasil ou em outro país, basta acessar essa página da empresa com informações sobre o assunto separadas por aplicativos e ferramentas.
tabelaios6_550-ok.png
























Para quem tem jailbreak
E se você tem jailbreak (“desbloqueio” para rodar aplicativos e tweaks não permitidos pela Apple em sua loja), essa é a hora da decisão. É preciso pensar se você trocaria seus apps e tweaks do Cydia pelas novidades do iOS 6. Lembrando que ainda não há previsão de jailbreak para os aparelhos mais novos.

Segurança
Apesar da compreensível preocupação de especialistas com o Passbook e o fim da necessidade de senhas para baixar aplicativos gratuitos, o iOS 6 traz algumas melhorias de segurança. Entre elas, o aguardado aviso sobre quando um aplicativo pede para ter acesso aos dados pessoais do usuário. Mesmo com as críticas acima, analistas de segurança da Intego consideram que essa é a versão mais segura até agora do sistema móvel da Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário