terça-feira, 23 de outubro de 2012

Novo iPad mini

iPad mini: Apple apresenta nova geração de seu tablet, com tela de 7,9 polegadas


  • Reprodução
    Phil Schiller, da Apple, apresenta versão menor do iPad, chamada de iPad Mini Phil Schiller, da Apple, apresenta versão menor do iPad, chamada de iPad Mini
Em evento realizado nesta terça-feira (23) em San Francisco (Califórnia), a Apple apresentou a nova geração do iPad. Chamado de iPad mini, tela de 7,9 polegadas. Os preços para as versões apenas Wi-Fi são US$ 329 (16 GB), US$ 429 (32 GB) e US$ 519 (64 GB). Todos os modelos têm um acréscimo de US$ 130, caso o tablet também ofereça conexão 4G.
O iPad mini tem  tela com resolução de 1024 x 768 pixels, 7,2 mm de espessura e pesa 308 gramas. Ele também usa processador dual-core A5, câmera frontal com qualidade HD e traseira iSight de 5 megapixel.



O evento de apresentação da novidade foi realizado na mesma semana em que a Microsoft lançará o Windows 8 e o Surface, tablet de fabricação própria. Pela primeira vez, um anúncio da Apple foi exibido em vídeo, em tempo real, pela empresa – no entanto, o conteúdo só rodava em dispositivos da própria empresa (hardware com o navegador Safari ou a Apple TV de segunda e terceira geração).
De acordo com a Apple, o iPad é responsável por 91% de todo o trafego de dados com origem em tablets. A fabricante afirma que foram vendidas 100 milhões de unidades do gadget em apenas dois anos e meio. Apesar de ser líder no mercado americano de tablets, um iPad menor ajudaria a empresa a conter o crescimento de dispositivos Android como o Kindle Fire, da Amazon, ou o Nexus 7, portátil feito em parceria entre o Google e a Asus. Esses aparelhos são vendidos nos Estados Unidos por US$ 199, ou US$ 200 mais baratos que a versão mais simples do iPad 2.
Com o lançamento de mais um tablet, a Apple, supostamente, vai tirar o chamado iPad 2 do mercado. Atualmente, o modelo apresentado em 2011 é o mais barato vendido pela companhia (nos EUA, é vendido por US$ 399; no Brasil, custa R$ 1.299).

Computadores
Durante o evento, Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, apresentou o novo MacBook Pro de 13 polegadas, que tem 1,9 cm de espessura e é 20% mais fino que o modelo anterior. O portátil pesa apenas 1,58 kg. Schiller disse que esse modelo é o "Macbook mais leve de todos os tempos".
O MacBook Pro traz duas portas Thunderbolts, saída HDMI e duas entradas USB 3.0. A tela Retina tem resolução de 2.560 x 1.600 pixels de resolução – quatro vezes superior ao modelo anterior. Para videochamadas, o notebook traz uma câmera de 720 pixels. Serão 768 GB de armazenamento, 8GB de RAM, além de duas versões de processamento (core i5 ou i7 Ivy Bridge, da Intel), gráficos HD, conectividade Wi-Fi e Bluetooth 4.  A autonomia da bateria é de 7 horas.
A versão básica, com processador Intel i5 de 2.5GHz e 8 GB de memória RAM custará US$ 1.699 (cerca de R$ 3.400) nos EUA. O modelo mais completo começa com preço de $1.999 (cerca de R$ 4.000).

O Mac Mini também ganhou uma nova versão servidor com processador quad-core i7 de 2,3 GHz com 4 GB de RAM e disco que armazena até 1 TB será vendido por US$ 999. Já o modelo para usuário final usa processador core i5 de 2,5 GHz com 4 GB de RAM e armazenamento de 500 GB.
A companhia também apresentou uma nova versão do computador iMac, classificado por Schiller de “o Mac mais bonito que já fizemos”. O computador, composto por uma tela, tem 5 mm de espessura, além de usar uma tecnologia para diminuir o reflexo do ambiente no monitor – cerca de 75% menos reflexo, segundo a companhia. O novo iMac de 27 polegadas também é mais leve que seu antecessor e tem versões com processadores Intel i5 e i7.

O iMac com core i5 de 2,9  GHz, 8 GB de RAM e 1 TB de armazenamento será vendido por preços a partir de US$ 1.799. As vendas começarão em novembro. Já o modelo de 21,5 de polegadas com 2,7 GHZ e 1 TB de armazenamento será vendido por preços a partir de US$ 1.299.
Balanço 
Cook começou a apresentação falando sobre as vendas do iPhone 5, que já soma cerca de 5 milhões de unidades. “Foi fantástico. Foi a maior quantidade de iPhones vendidos em um fim de semana inicial de vendas”, disse. “Nosso time trabalha muito duro para oferecer produtos incríveis como o iPhone 5 e ver a resposta desses consumidores nos lembra o quanto amamos fazê-lo”, destacou Cook, após mostrar um vídeo com consumidores em lojas da Apple ao redor do mundo.

Sobre os iPods, Cook informou que foram vendidas 3 milhões de unidades até o momento. Ele também afirmou que 200 milhões de portáteis da Apple atualizaram para o sistema operacional iOS 6, que recebeu duras críticas principalmente por causa de seu sistema de mapas cheio de falhas.
Sobre a Apple Store, Cook destacou a existência de 700 mil aplicativos para iOS na loja e 275 mil aplicativos específicos para o iPad. Foram cerca de 35 milhões de downloads. Um dos aplicativos mais populares, diz a Apple, é o iBooks, que chegou a 1,5 milhão de títulos disponíveis e 400 milhões de downloads até hoje (a loja foi lançada nesta semana no Brasil).

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