quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SIRI do iPhone 4S em português !!!

Brasileiro de 15 anos faz Siri aprender português

Reprodução
O adolescente Pedro Franceschi, de 15 anos, fez com que a Siri, a assistente pessoal que é comandada por voz no iPhone 4S, entenda português. De acordo com um post no blog do garoto ,que explica o caminho que ele trilhou até chegar à Siri brasileira, ele utilizou SiriProxy em Ruby para redireciona todo o tráfego dos servidores para seu computador.
Com amigos ajudando, Franceschi compilou a API do Dragon Dictation, que é um aplicativo que faz reconhecimento de voz em português, em Java para entender o protocolo e a combinou com a API de Text->Speech do Mac OS X.
“Basicamente, o algoritmo pega o sinal de áudio, aplica a Transformada de Fourier, faz uma ordenação progressiva das séries harmônicas e compara dois sinais utilizando o método da similaridade do cosseno em dimensão-N”, explicou em seu blog.
De acordo com o garoto, “o hack, no momento, não tem como ser disponibilizado para o público por questões técnicas. Existem umas 10 integrações com diferentes APIs e modelos matemáticos para obter esse resultado, e é muito difícil encontrar uma forma de disponibilizar isso no momento”.
Especialistas apontavam que a tecnologia poderia demorar até cinco anos para chegar a uma versão em língua portuguesa. Bráulio Medina Dias, especialista no tema, sócio da e-Brane e Advisor na Lifeboat Foundation, afirmou, em entrevista ao IT Web dada em outubro, que era mais provável que o Google apresentasse algo parecido antes.
Para Franceschi, a demora da chegada do português ao aplicativo é devida a “problemas burocráticos” ou a “falta de agilidade da Apple Brasil”, já que, como dito anteriormente a Dragon Dictation já faz o reconhecimento de voz no idioma.
Veja o vídeo

Um comentário:

  1. Eu gostaria de saber o passo-a-passo , bem que ele podia mostrar em vez de deixar nós babando de vontade de ter o SIRI em português . ;/

    ResponderExcluir