quinta-feira, 3 de novembro de 2011

10 dicas para economizar a bateria do Iphone, Ipad e Ipod touch no iOS 5

10 dicas para economizar a bateria do iPhone, do iPad e do iPod touch no iOS 5


Na teoria (e também segundo testes), o novo sistema iOS 5 conseguiu uma boa maneira de otimizar a bateria do aparelho em relação às versões anteriores. Se isto não está acontecendo com seu iPhone, iPad ou iPod touch, veja algumas dicas de como tentar solucionar este problema.
Pelos comentários de nossos leitores, há quem elogiou muito o novo consumo de bateria, mas há também quem esteja reclamando de que a situação está pior com o iOS 5. Esta diferença de comportamento da bateria entre diversos usuários pode ser explicada pelas diferentes configurações do aparelho. Por isso, se você está enfrentando estes problemas, tente um ou vários dos métodos abaixo.
Todas as configurações aqui demonstradas devem ser feitas nos Ajustes do aparelho, que podem ser acessados através de seu ícone na tela dos aplicativos.

1. Redefina os Ajustes de Rede

O excessivo consumo de bateria pode se dar devido a uma configuração antiga da rede ao ser usado o backup do sistema anterior. Para normalizar isso, basta redefinir estes ajustes no aplicativo Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede. Atenção: isso também faz o aparelho esquecer as senhas de redes Wi-Fi, obrigando você a introduzí-las de novo. Em compensação, isso ajuda também a quem não está conseguindo ter o Acesso Pessoal no iPhone 4.

2. Desabilitar os Serviços do Sistema (localização)

O iOS 5 introduziu algumas configurações novas de localização, que muita gente não usa. Desligá-las pode ser uma boa maneira de economizar bateria. Para isso, basta ir em Ajustes > Serv. Localização e lá no final da página (quase escondido), vá em Serviços do Sistema. Desligue os que você acha que não usa. Se não sabe quais, vá na tentativa e erro: desligue todos e observe o que muda no aparelho.

3. Não crie Lembretes por Localização

Os Lembretes por Localização (que funcionam somente no iPhone 4) são bem interessantes, mas gastam bastante bateria, porque deixam o GPS ligado o tempo todo até que o lembrete seja executado. Se você não precisa da função, procure evitá-la.

4. Desligue o Ping

O Ping é uma fantástica e revolucionária rede social da Apple (#ironia) que ninguém usa. E no Brasil a função é totalmente inútil, pois não temos uma iTunes Store nacional. Portanto, desligue esta função para evitar que o aparelho entre em comunicação com os servidores da Apple por nada. Vá em Ajustes > Geral > Restrições > Ativar Restrições > Ping.

5. Desabilite o Diagnóstico e Uso

Toda vez que algo acontece de errado no sistema (um aplicativo que fecha inesperadamente, por exemplo), um relatório é enviado automaticamente à Apple para que ela tenha consciência do problema e possa arrumar isso em futuras versões do iOS. Este feedback é muito importante, mas se você não quer que seu aparelho fique se conectando constantemente para enviar informações à Apple, pode desligar esta opção em Ajustes > Geral > Sobre > Diagnóstico e Uso > Não Enviar.

6. Desligue o Bluetooth

Se você não usa nenhum acessório que utilize o Bluetooth, não tem porque ficar com ele ligado. Vá em Ajustes > Geral > Bluetooth e desligue-o.

7. Diminua o brilho da tela

Quanto mais forte o brilho da tela, mais energia da bateria é gasta. Por isso, tente se acostumar com um brilho baixo, alterando-o somente quando você realmente precisar. Vá em Ajustes > Brilho.

8. Reduza o tempo de bloqueio da tela

Quando você não mexe no aparelho, ele escurece a tela depois de um certo tempo, bloqueando-a para economizar energia. Você pode configurar para que este período seja de apenas um minuto, assim o aparelho não desperdiça bateria quando não está sendo usado. Configure isto em Ajustes > Geral > Bloqueio Automático.

9. Desligue a equalização de música

Nem todo mundo tem esta função ativada, mas ela gasta bateria quando usada. O aplicativo Música (antigo iPod) possui um Equalizador digital que melhora o som das músicas de acordo com a preferência do ouvinte. A função pode ser desabilitada em Ajustes > Música > Equalizador.

10. Desligue o push do Mail

Esta é só para quem realmente está com problemas de bateria, pois é uma funcionalidade interessante de se ter. Toda vez que você recebe um email, imediatamente o sistema avisa que ele chegou (se sua conta for compatível, como o IMAP do Gmail). Chamamos isso de push, que é uma notificação instantânea. Você pode desligar isso e fazer com que o sistema só busque novos emails em um certo período de tempo (de 15 em 15 minutos, por exemplo). Para modificar esta configuração, vá em Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Obter Novos Dados.
Em geral, estas são as dicas básicas para economizar um pouco a bateria do aparelho. O iOS 5 não deve apresentar um consumo de energia anormal se estas dicas forem seguidas, mas se mesmo assim você estiver enfrentando problemas neste sentido, talvez o melhor seja restaurar todo o sistema. Se fizer isso, não esqueça de preparar antes um belo backup no iCloud ou no seu computador de todos os seus dados, para não perder nada depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário